quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

José Carreras

El equipo de AJED-RJ ha elegido algunos artistas de la historia del arte español, dentre musicos, cantantes, pintores, escultores, cineastas, escritores y dramaturgos para presentar en este Blog.

Hoy: Josep Carreras (Barcelona, 5 de dezembro de 1946) mais conhecido como José Carreras, é um tenor lírico catalão conhecido particularmente pelas suas performances em óperas de Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini. Nasceu em Barcelona e fez sua estreia operítica aos onze anos de idade, como Trujamán em El retablo de Maese Pedro de Manuel de Falla e, durante toda a sua carreira, cantou mais de sessenta papéis diferentes nas maiores e melhores casas de óperas do mundo.
José Carreras é um dos célebres "três tenores", juntamente com Plácido Domingo e Luciano Pavarotti. Também é conhecido pelos seus trabalhos humanitários como presidente da Fundação Internacional de Leucemia José Carreras (La Fundaciò Internacional Josep Carreras per a la Lluita contra la Leucèmia), que foi criada após o tenor ter descoberto ter a doença, em 1988.
Sempre trabalhou com os melhores regentes entre os quais, Herbert von Karajan, Claudio Abbado, Riccardo Muti, James Levine, Carlo Maria Giulini, Leonard Bernstein, Jesus López-Cobos, Zubin Mehta. Ao lado de suas atividades operísticas, vem apresentando recitais no Carnegie Hall, Avery Fisher Hall, Royal Festival Hall, Barbican, Royal Albert Hall, Salle Pleyel, Musikverein, Kozenzerthaus de Viena, Philarmonie de Berlin, NHK Hall de Tóquio, Grosses Festspielhaus de Salzburg, Palau de la Música de Barcelona, Teatro Real de Madrid, Academia Santa Cecília de Roma.

O mais novo de três irmãos, José Carreras nasceu em Sants, um distríto industrial de Barcelona, no dia 5 de Dezembro de 1946. Em 1951 sua família emigrou para a Argentina, em mal sucedida busca de uma vida melhor. Entretanto, com um ano ele retornou para Sants, onde passou o resto de sua infância e adolescência. Ele mostrou desde cedo talento para a música, particularmente pelo canto, que foi intensificado aos seis anos de idade, quando ele viu Mario Lanza em O Grande Caruso. A história, que foi recontada em sua autobiografia e em inúmeras intrevistas, Carreras cantou incessantemente para sua família, especialmente "La donna è mobile". Nesse período, seus pais, com o encorajamento do avo paterno de Carreras, Salvador Coll, um barítono amador, arrecadaram dinheiro para proporcionar aulas de música ao garoto. Ele primeiramente, estuduou piano e voz com Magda Prunera, a mãe de um de seus amigos de infância e aos oito anos de idade, ele começou a ter lições no Conservatório Municipal de Barcelona.
Aos oito anos, ele apresentou-se pela primeira vez em público, cantando "La Donna è Mobile", na Rádio Nacional Espanhola, acompanhado por Magda Prunera, com quem iniciou seus estudos de música, na Rádio Nacional Espanhola. Uma gravação dessa apresentação ainda existe, e pode ser ouvida em uma biografia em vídeo, José Carreras - A Life Story. No dia 3 de Janeiro de 1958, aos 11 anos de idade, fez sua estreia em uma grande casa de ópera de Barcelona, o Grande Teatro do Liceu, cantando o papel de El Trujiman em El Retablo de Maese Pedro, de Manuel de Falla. Poucos meses depois ele cantou pela última vez como soprano, no segundo ato de La Bohème, ópera de Giacomo Puccini.
Na juventude, ele continuou a estudar música, mudando-se para o Conservatório Superior de Música do Liceu e tendo aulas particulares, primeiro com Francisco Puig e depois com Juan Ruax, quem Carreras descreve como "pai artístico". Seguindo o conselho de seu pai e de seu irmão mais velho, que diziam que Carreras precisava de uma "segurança", ele também ingressou na Universidade de Barcelona, para estudar Química, mas ele deixou a faculade dois anos depois, para concentrar-se na música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário