terça-feira, 5 de abril de 2011

Javier Bardem


El equipo de AJED-RJ ha elegido algunos artistas de la historia del arte español, dentre musicos, cantantes, pintores, escultores, cineastas, escritores y dramaturgos para presentar en este Blog. 

Hoy:
Javier Ángel Encinas Bardem (Las Palmas de Gran Canaria, 1 de Março de 1969) é um actor espanhol.

Proveniente de uma família de atores e cineastas, jogou rugby na seleção espanhola e estudou pintura, antes de se decidir pela carreira cinematográfica. Até então, contava apenas com uma pequena participação no cinema: com onze anos, atuou ao lado da mãe, Pilar Bardem.
Em 1994, ganhou os prêmios Fotogramas de Prata, de melhor ator no Festival de San Sebastián e o Prêmio Fernando Rey de melhor interpretação, por Días contados. Em 1995 e 1996, ganha o Prêmio Goya. Em 1997, é escolhido o melhor ator do cinema europeu, por sua atuação em Carne trémula (br: Carne Trêmula; pt: Em Carne Viva), de Pedro Almodóvar.
Por sua atuação em Before Night Falls (br: Antes do Anoitecer; pt: Antes que Anoiteça), em que vive o papel do poeta cuba no Reynaldo Arenas, discriminado e perseguido por ser homossexual, recebe o prêmio de melhor ator do Festival de Veneza. Com este filme ganha projeção internacional e se torna o primeiro espanhol indicado ao Oscar de melhor ator.
Protagoniza o filme de estréia de John Malkovich como diretor, The Dancer Upstairs (pt: Guerrilha sem Face) (2002), em que narra a história da captura de Abimael Guzmán, líder do grupo guerrilheiro Sendero Luminoso, do Peru.
Em 2003 volta a ganhar o prêmio Goya por seu papel em Los lunes al sol (br: Segunda feira ao sol). Na cerimônia de entrega do prêmio, faz um protesto contra a invasão do Iraque. No ano seguinte, vence novamente no Festival de Veneza por seu complexo papel em Mar adentro. Neste filme, Bardem interpreta um personagem real, o tetraplégico Ramón Sampedro que empreendeu nos tribunais espanhóis uma batalha judicial pelo direito a se suicidar. Em 2005 foi membro do júri no Festival de Cannes.
No ano de lançamento de Goya's Ghosts (br: Os fantasmas de Goya), de 2006, ao lado de Natalie Portman, Bardem está envolvido em vários projetos. No ano de 2007 aparece em Love in the Time of Cholera (br: O Amor nos Tempos do Cólera), baseado em romance de Gabriel García Márquez. Foi convidado a participar de um filme mexicano sobre a história de um casal homossexual que quer adotar um filho e poderá viver o famoso terrorista venezuelano Carlos, o Chacal, em filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, de Cidade de Deus e The Constant Gardener (br: O Jardineiro Fiel; pt: O Fiel Jardineiro).
Em 2008, recebeu o Óscar na categoria de melhor ator secundárioPB ou ator coadjuvantePB , pelo seu papel no filme No Country for Old Men, tornando-se no primeiro actor espanhol a receber este galardão.
Em 2010, venceu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes por sua atuação no filme mexicano Biutiful. O prêmio foi dividido com o ator italiano Elio Germano, que atuou em La Nuostra Vita.
Em julho de 2010, Bardem casou-se com a atriz Penélope Cruz, com quem namorava havia três anos, nas Bahamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário