Hoy: Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um importante escultor e pintor surrealista catalão.
Joan Miró, artista integrante do movimento surrealista e um dos maiores pintores espanhóis, nasceu no dia 20 de abril de 1893, na cidade de Barcelona. Passou a infância entre Mallorca, cidade de origem de sua mãe, em Tarrago, na cidade de procedência de seus avós paternos, bem como em Montroing, uma propriedade familiar à cerca de 60 km de Barcelona.
Quando jovem frequentou a Escola de Belas Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo.
No início dos anos 20, conheceu o fundador do movimento em que trabalharia toda a vida, André Breton, entre outros artistas surrealistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naïf, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925.
Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obras Interiores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Em suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata.
Interior Holandes |
No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto, ficando esta ainda mais naïf.
O Carnaval de Arlequim |
Quando Miró pintou o quadro O Carnaval de Arlequim, vivia um período muito difícil e chegou a afirmar que, "para O CARNAVAL DO ARLEQUIM fiz muitos desenhos nos quais expressei as alucinações provocadas pela fome. Chegava em casa à noite, sem ter jantado, e anotava todas as sensações no papel". Miró pintou aqui um quarto com uma mesa e janela, que são referenciais do mundo cotidiano. Fora isso é a imaginação que comanda: surge então um bizarro conjunto de insetos soltos no espaço, que brincam, dançam e tocam música. Arlequim, rosto redondo e bigodes imensos e ridículos, tem o olhar triste e nervoso - um aspecto dramático da personalidade de Miró, que ponteia uma obra jovial com momentos de tensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário